quinta-feira, 26 de junho de 2014

Associação de antibióticos e contraceptivos orais

O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam engravidando, devido a erros no modo de tomar o medicamento.


Além da forma correta de tomar o anticoncepcional, é importante ter em mente que algumas drogas interagem com a pílula, modificando seus efeitos e sua eficácia.

Há muitos mitos e muita confusão em relação à interação dos anticoncepcionais com alimentos e medicamentos.
Para boa parte da população, o grande vilão dos anticoncepcionais são os antibióticos. A ideia de que os antibióticos cortam o efeito da pílula é muito difundida, e durante muito tempo, a própria classe médica atuou de forma a propagar essa informação. Sempre houve relatos esporádicos de falhas do contraceptivo hormonal após uso de antibióticos, o que servia para dar uma suposta sustentação científica para o fato.
Porém, na última década, vários estudos foram conduzidos de forma a avaliar a real interação entre anticoncepcionais e antibióticos. Os resultados foram, de certo modo, surpreendentes.
Os únicos antibióticos que realmente cortam o efeito da pílula são a Rifampicina e o seu derivado rifabutina, drogas usadas habitualmente contra a tuberculose, hanseníase (lepra) e na profilaxia da meningite. A rifampicina reduz os níveis sanguíneos de Etinil estradiol e Progestina, as formas sintéticas do estrogênio e da progesterona presentes nos anticoncepcionais, fazendo com a eficácia da pílula fique reduzida. Mulheres que precisam usar esta droga devem escolher um método contraceptivo não hormonal, como preservativos.
Em relação às outras classes de antibióticos NÃO houve comprovação científica de que qualquer uma delas possa ter efeitos na eficácia da pílula.
Até alguns anos atrás, recomendava-se cautela na associação de anticoncepcionais e antibióticos, como as tetraciclinas, metronidazol e os derivados da penicilina, como amoxicilina e cefalosporinas, pois existiam relatos esporádicos de anulação do efeito da pílula por esses antibióticos. Todavia, como já dito, estudos mais recentes não conseguiram comprovar esta relação. Por isso, atualmente, não se recomenda nenhum tipo de cuidado para as mulheres que usam antibióticos e anticoncepcionais ao mesmo tempo (exceto, claro, no caso da rifampicina).
Para que não reste dúvida, não há nenhuma prova científica que antibióticos como, azitromicina, amoxicilina, ciprofloxacino, norfloxacino, levofloxacino, sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim), metronidazol, minociclina, tetraciclina, cefalexina, penicilina, nitrofurantoína, fosfomicina, claritromicina, etc., provoquem perda da eficácia dos anticoncepcionais hormonais, sejam sob a forma de pílula, injeção, adesivo ou implantes.
Portanto, a difundida ideia de que antibióticos cortam o efeito dos anticoncepcionais é falsa na imensa maioria dos casos.

Achei este artigo muito interessantpara profissionais da área de saúde e principalmente farmacêuticos este é um assunto muito debatido. Para acessar o artigo completo clique aqui. 




"O uso medicamentoso para anticoncepção começou há muitos anos. Os primeiros fármacos utilizados continham arsênico, estricnina e mercúrio, substâncias que, por sua vez, traziam complexas reações adversas, podendo levar ao óbito. 
Em 1928, a progesterona foi identificado por Córner e Allen em observações clínicas que com provaram o prolongamento da gestação em coelhas ovariectomizadas. Algum tempo depois, Doisy identificou outro hormônio, o estrógeno, no desenvolvimento sexual e na fertilidade em ratas. Rock, Pincus e Garcia, em 1963, inicia ram um estudo sobre o uso de agentes progestogênicos em mulheres que não conse guiam ser fertilizadas. A contribuição fundamental desses estudos foi comprovar que a ovulação podia ser suprimida à vontade, durante o tempo desejado e com grande regularidade. Essas observações clínicas serviram como início para outros estudos que resultaram no emprego desses esteróides para o controle da fertilidade humana. (SILVA, 1998)
A principal indicação do uso de dos contraceptivos orais (CO) está associada ao controle da natalidade. Esse mecanismo ocorre através da supressão dos fatores hipotalâmicos de liberação (FSH-hormônio folículo estimulante; LH-hormônio luteinizante): 3328-, o que provoca uma deficiência na secreção dos hormônios gonadotróficos FSH e LH, impedindo o crescimento dos folículos ovarianos (ZACHARIASEN, 1991; WEAVER; GLASIER, 1999) 
Os CO à base de estrógeno também são administrados para correção de hipoplasia uterina e dismenorreia, esterilidade, vaginite infantil e senil, hemorragia disfuncional, síndrome climatério, inibição da lactação, hirsutismo, aborto habitual e ameaça de aborto. Já os CO de progesterona apresentam indicação no tratamento de carcinoma de corpo do útero e de mama, esterilidade, disfunção menstrual, tensão pré-menstrual, tensão menstrual, freqüentemente amenorréia, controle do ciclo menstrual, endometriose, displasia mamaria, puberdade precoce verdadeira e acne. 
Admite-se que cerca de 60 milhões de mulheres, em todo o mundo, utilizam-se dos CO combinados como método de anticoncepção.Tendo em vista que os AB são drogas cada vez mais prescritas pela classe odontológica e a existência de uma possível  interação com os CO, deve-se advertir os pacientes para fazerem uso de outros métodos de contracepção quando AB e CO forem administrados concomitantemente (HELMS et al.,1997) 
O objetivo deste artigo é discutir e esclarecer os mecanismos de ocorrência das interações medicamentosas entre antibióticos e CO, salientando-se as drogas mais envolvidas na redução do efeito contraceptivo e, dessa maneira, contribuir para o conhecimento da classe odontológica no que diz respeito à prescrição medicamentosa. 

REVISÃO DA LITERATURA 
A taxa de insucesso dos contraceptivos orais combinados, independentemente do uso concomitante com outros fármacos, é de 1%, quando administrados de forma regular e adequada, ou seja, a medicação deve ser ingerida todos os dias, sempre no mesmo horário, preferencialmente à noite. No ano de 1971, ocorreu o primeiro relato de fracasso dos CO quando do uso concomitante da Rifampicina, antibiótico de amplo espectro, utilizado no tratamento da tuberculose, implicado na redução da eficácia do CO. Desde então, tem-se estudado a possibilidade de interferência dos antibióticos na efetividade dos contraceptivos orais.(WEISBERG, 1999; ZACHARIASEN, 1991; SCHOLTEN et al., 1998).
Existem três tipos principais de contraceptivos encontrados no mercado: (1) preparações combinadas de estrógeno e progesterona, com alto, médio ou baixo conteúdo de estrógeno; (2) preparações combinadas com doses variadas de esteróides ao longo do ciclo; (3) preparações únicas de progestogênio, conhecidas como mini-pílulas. A pílula combinada de estrogênio e progesterona é a mais utilizada, em virtude de apresentar uma melhor eficácia (GIBSON; MCGOWAN, 1994; FRASER; JANSEN, 1983). 
O componente estrogênico, representado principalmente pelo etinil estradiol (hormônio semi-sintético) ou mestranol, tem como objetivo bloquear a ovulação, inibindo a liberação do LH e do FSH. Já o componente progestogênico, que inclui norestindrona, levonorgesterona, gestodeno, diacetato de etinodiol e norgestimate, atua acentuando a viscosidade do fluído cervical, provocando uma alteração no revestimento endometrial que impede a implantação do ovo (ZACHARIASEN, 1991; ARCHER, J.; ARCHER, D, 2002). 
As bases farmacológicas da interação dos AB constituem uma variedade de possíveis me canismos. Pode-se citar o aumento da excreção urinária ou fecal do CO, pela redução da flora intestinal bacteriana causada pelos AB, o que resultaria em diarréia antibiótico-induzida (HERSH, 1999; FRASER; JANSEN, 1983). 
Uma segunda possibilidade admite que ocorra uma supressão pelas bactérias que hidrolisam o conjugado do Etinil Estradiol, impedindo a recirculação enterohepática desse componente. Em humanos, 50 a 60% do Etinil Estradiol sofrem metabolismo de primeira passagem no intestino e fígado, produzindo conjugados inativos (sulfato, gluconato) que são excretados pela bile, podendo ser hidrolisados por bactérias presentes no cólon e, posteriormente, reabsorvidos (GIBSON; MCGOWAN, 1994; HERSH,1999). 
Essa interação medicamentosa é classificada como do tipo Farmacocinética, pois uma droga, o antibiótico, atua interferindo na biotransformação de uma outra droga, o CO, alterando a sua efetividade (SILVA, 1998; WEISBERG, 1999). 
Nas séries estudadas, observou-se ser a Rifampicina, o fármaco responsável pelo maior número de casos de interação com os anticoncepcionais, seguido da Amoxicilina, Ampicilina, Fluconazol, Metronidazol e Tetraciclina. Esses últimos fazem parte de uma categoria com pouco relato de interação. Um terceiro grupo de fármacos tem sido descrito – Cefalexina, Clindamicina, Clotrimazol, Dapsona, Doxicilina, Eritromicina, Griseofulvina, Isoniazida, Cetoconazol, Minociclina, Trimetropim, Fenoximetilpenicilina –, porém são raros os casos encontrados, e quando ocorrem, são casos isolados (MUNCKHOF, 1998; MILLER; HELMS; 
Num estudo de coorte retrospectiva com 578 pacientes, Helms e colaboradores (1997), avaliando o uso concomitante de CO e antibiótico em clínicas dermatológicas, não identificaram modificação na taxa de insucesso contraceptivo. Weaver e Glasier (1999), em um trabalho de revisão por desenhos de estudos, perbalho de revisão por desenhos de estudos, percebeu que as interações medicamentosas ocorridas através da metabolização pelo sistema P – 450 não modificaram a taxa de insucesso dos CO, quando combinados com antibióticos. No entanto, relatos de casos esporádicos demonstraram a ocorrência de gravidez associada ao uso simultâneo dessas drogas.O antibiótico rifampicina e o antifúngico griseofulvina foram às drogas mais comumente implicadas. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O CO apresenta uma taxa de insucesso de 1 a 3% ao ano em mulheres saudáveis, para as quais o uso incorreto e não criterioso corresponde à causa mais freqüente de gravidez. Essa taxa se eleva quando se apresentam níveis séricos menores de etinil-estradiol.  Sinais clínicos, como sangramento intermenstrual ou supressão prolongada do sangramento, podem indicar falha na contracepção. 
Embora a Rifampicina seja a única droga de interação comprovada cientificamente, ou tros antibióticos utilizados na prática odontológica foram citados em muitos estudos, por apresentarem comportamento farmacológico de interação com os CO. Tendo em vista essa possibilidade, caso seja necessário o uso de terapia combinada, recomenda-se uso de CO com conteúdo de estrógeno mais alto (> 35mg de etinil-estradiol), ou uso de outros métodos contraceptivos, como camisinha, diafragma e espermicida."


REFERÊNCIAS:  http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/4204/3077










terça-feira, 10 de junho de 2014

Segundo Estágio - Farmácia de Manipulação

Essa apresentação foi o Trabalho de Conclusão de Estágio apresentado após término do estágio em farmácia de manipulação:

A FARMÁCIA MAGISTRAL 

É o estabelecimento de saúde em que os medicamentos são preparados de forma personalizada para atender as necessidades farmacoterapêuticas específicas de seus usuários mediante a prescrição de médicos, dentistas e, atualmente, também de nutricionistas.
Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde. Neste contexto, estudos relacionados a formulações magistrais são evidentemente necessários para que estas tenham garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia esperadas.

Esta característica do setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade, entre outros assuntos, para, assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

DADOS DA FARMÁCIA

A Farmácia de manipulação Botica Natural localiza-se atualmente no endereço: Praça Coronel Jose Martins nº 30 – Centro -  Três Corações – MG, telefone: (35) 3231-4656  e está registrada com o CNPJ: 06.066.051/0001-00 ,  sendo seus horários de funcionamentos compreendidos de segunda a sexta-feira (das 8:00 as 18:00 horas) e aos sábados (das 8:00 as 12:00 horas). Farmacêutica Responsável: Cinara Dupin Teixeira Pereira, CRF-MG

PRODUÇÃO MANIPULADOS

Neste estabelecimento realiza-se a manipulação de sólidos, semi-sólidos e líquidos, dentre estes estão os medicamentos e as formas cosméticas. trabalha-se também com revenda de Florais e de produtos, tais como chás de plantas medicinais, balas de gengibre, polivitamínicos, farinhas, cereais, sabonetes, xarope de guaraná, fotoproteção diária.

Na Farmácia de manipulação Botica Natural realiza-se a seguinte linha de manipulação: sólidos (exemplo, cápsulas, saches), semi-sólidos (pomadas, cremes, pastas, loções e géis) e líquidos (soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, tinturas e extratos fluidos).

INFRA-ESTRUTURA - FARMÁCIA É LOCALIZADA, PROJETADA E CONSTRUÍDA , COM UMA INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, POSSUINDO AS SEGUINTES ÁREAS


Divisão da farmácia por setor:

- Área específica para lavagem de utensílios e embalagens utilizados na manipulação.

- Laboratório de manipulação de líquidos e semi-sólidos - destinado à manipulação de fórmulas nas formas farmacêuticas pastosas e líquidas, tais como: pomadas, cremes, loções, géis, emulsões, xaropes, suspensões, xampus e sabonetes líquidos, soluções aquosas e hidroalcóolicas.

- Laboratório de manipulação de sólidos - destinado à manipulação de fórmulas nas formas farmacêuticas sólidas e ao encapsulamento de medicamentos sólidos. 

-Laboratório de controle da qualidade – onde as matérias-primas devem ser identificadas, armazenadas, colocadas em quarentena, amostradas, analisadas conforme especificações e rotuladas quanto à sua situação, de acordo com procedimentos escritos.

-Áreas de armazenamentos distintas para embalagens e matérias-prima que devem ser distinguidas em reprovadas, recolhidas, devolvidas, em quarentena ou com prazo de validade vencido.

- Área de dispensação (recepção) - área de atendimento ao cliente destinada para a entrega dos produtos e orientação farmacêutica.

- Sala para paramentação - sala de colocação de equipamentos de proteção que serve de barreira física para o acesso às salas de manipulação. 

FASES PARA MANIPULAÇÃO DO MEDICAMENTO

Medicamento escolhido: Creme clareador para o rosto (Vou simular desde a chegada do cliente na farmácia até a entrega do produto)
Recepção: A recepção é o lugar destinado ao primeiro contato com o cliente. A solicitação da fabricação do produto é feita após verificação da receita  e aprovação do orçamento pelo cliente.
-
Solicitação dos produtos: Os medicamentos manipulados são fabricados de acordo com o indicado na receita médica. As receitas de medicamentos não controlados podem ser devolvidas ao cliente e reutilizadas. Já as receitas de medicamentos controlados têm validade de 30 dias e permanecem na farmácia, não podendo ser reutilizada, evitando o uso indevido de medicamentos que podem causar dependência. As receitas devem ser assinadas pelo farmacêutico responsável após a conferência das mesmas.

Manipulação: Antes de começar o procedimento de manipulação é feita uma comparação entre a ordem de produção e a receita médica, verificando se os dados estão de acordo e é avaliada a disponibilidade das matérias primas solicitadas. Não havendo necessidade da receita, o rótulo enviado é conferido,  verificando se o nome e produto estão de acordo com a ordem de produção. Todas as embalagens dos produtos manipulados na farmácia Botica Natural recebem rótulo
Laboratório de semi-sólidos e líquidos: Todas as ordens de produção de formas farmacêuticas pastosas e líquidas são encaminhadas ao laboratório de semi-sólidos e líquidos. O responsável por manipular o produto confere mais uma vez a ordem de produção, a receita e o rótulo e, então, inicia-se a manipulação do produto.

Se a formulação contiver algum ingrediente sólido, em forma de cristais ou pó, após a sua pesagem, o produto deve ser triturado e solubilizado em solvente adequado, se necessário. Em seguida, os volumes necessários dos ingredientes líquidos ou pastosos são medidos, e é adicionada a base do produto, que varia de acordo com a função do produto e sua aplicação.
Como exemplo, para fabricação de um creme clareador para o rosto,  são usados:

Ingredientes sólidos: alantoína e adenin
Ingredientes líquidos: extrato de camomila e ácido hialurônico
Base: Creme lanette

Preparo: Inicialmente a alantoína e o adenin são pedados, colocados no gral e triturados com o pistilo. Em seguida, são acrescentados os volumes necessários do extrato de camomila e do ácido hialurônico. Todos os ingredientes são misturados com o auxílio de uma pá de silicone e é acrescentado o creme e misturados novamente até homogeneização completa.  A seguir, produto é embalado e rotulado e etiquetado com a etiqueta de conferência e rastreamento. Após esses procedimentos, o produto está pronto para a conferência.

Conferência:  Após manipulação, todos os produtos prontos são entregues ao responsável pela conferência. Na conferência é verificada mais uma vez se o rótulo e etiqueta estão de acordo com a receita e ordem de produção.  Se houver alguma não conformidade, como vazamento do produto ou incoerência da ordem de produção com o rótulo ou com a receita, o produto volta novamente para o laboratório, caso a não conformidade não puder ser resolvida na sala de conferência. Em seguida, o produto é armazenado e m armários, na recepção, à espera do cliente. 

CONCLUSÃO

O estágio na Farmácia de manipulação Botica natural foi de suma importância para a conclusão do curso de farmácia Durante a realização do estágio foi possível entender, de uma maneira  geral, o funcionamento de uma empresa, com seus diferentes setores como vendas, administração, produção e entrega de produtos.

O processo de formulação de produtos sólidos, semi-sólidos e líquidos foi acompanhado, através da visualização de algumas atividades e a realização de outras.  Foi possível também participar de procedimentos de controle de qualidade e acompanhar todo o ciclo que envolve a fabricação de um produto manipulado, desde sua requisição na recepção até sua retirada pelo cliente.  O controle da qualidade em todas as etapas de fabricação de um produto é essencial para a manutenção da sua qualidade e, consequentemente, a satisfação dos clientes.
O estágio realizado trouxe, não só conhecimentos técnicos, mas também crescimento pessoal, principalmente por aprender a trabalhar em equipe.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...