sexta-feira, 15 de março de 2013

Staphylococcus aureus oxacilina resistente (MRSA) a importância da identificação deste microrganismo no ambiente hospitalar e na comunidade.


Este foi um artigo estudado na disciplina de Microbiologia Clínica e que achei muito interessante para ser postado.







"Os Staphylococcus são comumente encontrados na pele e mucosas dos seres humanos, compondo a flora normal dos mesmos. Antigamente eram considerados de pouca importância clínica, entretanto, durante as últimas duas décadas, a incidência a estes microorganismos vem aumentando. Passaram a ser reconhecidos como agentes oportunistas causadores de infecções nosocomiais e comunitárias. 


O conhecimento do grupo e a resistência mediada pelos Staphylococcus são de suma importância para a determinação do diagnóstico, visto que, estes podem permanecer em diversos ambientes, sejam eles hospitalares ou não. A detecção de cepas resistentes a oxacilina deve ser imediatamente relatada para que estas não venham a se tornar um agravante, circulando no ambiente hospitalar e desenvolvendo possíveis mecanismos de resistência que possam restringir o uso de antibióticos empregados no combate a estes microrganismos. A assepsia realizada de forma correta e empregada rotineiramente entre os profissionais de saúde, também leva a redução das taxas de infecções e contaminação, evitando assim possíveis erros de detecção de falhas quanto ao uso do terapêutico empregado."

Veja o artigo na integra clicando aqui


Referência: Resistent oxacilin Staphylococcus aureus (MRSA): incidence of cepas acquired in the community (CA-MRSA) and importance of research and descolonization in hospital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...