quarta-feira, 1 de maio de 2013

Experimento: Crescimento de Bactérias em Meio de Cultura Caseiro

A revista CHC - Ciência Hoje, que é uma revista de ciências voltada ao público infantil, em sua edição de número 231 publicou, na parte de experimentos, um experimento com o seguinte título: "Bactéria de estimação". Nesta publicação eles falam sobre bactérias e perguntam para as crianças se eles conhecem ou já viram uma colônia de bactéria. O experimento em si muito simples, mas com uma finalidade incrível. Eles ensinam a preparar um meio de cultura para que elas possam visualizar uma colônia de bactéria. Colocarei o vídeo do experimento e abaixo os detalhes de como faze-lo. O vídeo foi retirado do canal "Ciência Hoje das Crianças" no You Tube.





OBJETIVOS

· Mostrar a existência de bactérias no meio que vivemos e como elas contaminam o meio de cultura em condições favoráveis;
· Usar as bactérias cultivadas para realizar teste de qualidade de desinfetantes;
· Preparar uma cultura de bactérias com materiais caseiros.

 MATERIAIS



Material para o meio de cultura I:
· 40 g de caldo de carne ( frango e gado)
· 100 ml de água

· 2 colheres de sopa de amido de milho

· copo

· panela

· colher

Dissolver o caldo de carne em 20 ml de água. Diluir o amido de milho nos 80 ml de água em um copo e adicionar no caldo, em fogo baixo mexer até formar uma massa/gel.

Material para o meio de cultura II:
· 1 pacote de gelatina incolor
· 40 g de caldo de carne (frango ou gado)

· 100 ml de água

· panela

· colher

Dissolver  o caldo de carne nos 100 ml de água, adicionar a gelatina, levar ao fogo baixo e mexer até derreter a gelatina, não deixar ferver. Cobrir o fundo das placas de petri ou as tampas do pote de margarina com o meio de cultura.


Material para a experiência:

· 6 placas de petri, com o meio de cultura cobrindo o fundo ( ou  tampas de pote de margarina)

· cotonetes

· etiquetas

· caneta

· filme plástico


       METODOLOGIA

Passar o cotonete nas paredes internas do vaso sanitário e esfregá-lo levemente sobre uma cultura de caldo de frango e uma cultura de caldo de carne;
Com outro cotonete passar na garganta, entre os dentes e esfregar em mais um meio de cultura de cada tipo;
Nos outros dois meios de cultura esfregar o cotonete sujo de terra;
Armazenar os 6 meios de cultura na estufa de no máximo 36ºC, por três dias.

OBSERVAR

Observar o crescimento das bactérias em meio de cultura caseiro;

                      


FONTES




21 comentários:

  1. Boa tarde!
    A minha receita não deu certo, pois quando tiro da geladeira fica líquida.
    Por que
    Preciso da resposta da rápido, envie por email danielaaparicida@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Bom vamos por partes:

      Primeiro você tem que ter certeza se as medidas estão corretas:

      100mL de agua para 40g de caldo de galinha ou carne. Colocar na água dissolver o caldo e colocar a gelatina esquentar sem deixar ferver.

      A gelatina é para dar sustentabilidade ao meio e o caldo favorecer o crescimento e dar nutrientes para os micro organismos.

      Tem dois meios de cultura o de amido de milho e o de gelatina! Não colocar mais de 40g em 100ml de agua para o de gelatina se não não da certo.

      E todo experimento requer testes! Não deu uma vez! Tente novamente! Se deu da segunda descubra o que errou no primeiro! Faça com as medidas corretas e me fale se deu certo! Se um não der tente o outro!

      Caso não consiga posso até te ligar e vemos oq pode estar acontecendo!

      Att

      Marcos Henrique

      Excluir
  2. Eu derreti o caldo de carne mas ficou umas bolinhas, isso altera o resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O bom é dissolver tudo, pois as bactérias e fungos precisam de nutrientes. Caso já tenha a quantidade de nutrientes suficientes para o crescimento dará certo. Recomendo dissolver tudo sem deixar nenhum pedaço inteiro.

      Att

      Marcos Henrique

      Excluir
  3. Oi MArcos,muito legal o experimento,obrigada por compartilhar e pela sua dedicação em responder as perguntas.Fiz o experimento e foi um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado eu! Aprendo muito com cada comentário! Sempre aqui se precisar! Abraço!

      Excluir
  4. olá ,gostaria de saber se usar somente o meio de Cultura 1 dá o mesmo resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, qualquer um dos meios de cultura que utilizar verá um crescimento de algum microrganismo. Todos eles tem o que é preciso para o crescimento que no caso são os nutrientes e a temperatura. Uma dica: antes de mostrar para alguém ou para alunos faça em casa para ver como será o crescimento. Escolha o que for melhor para você. Lembrando que esses meios não são seletivos, crescem microrganismos sem saber quais são. Para isolar um microrganismo precisa-se de um meio seletivo. Boa sorte

      Excluir
    2. Não entendi se misturo os 2 meios de Cultura... pois tem 2... como proceder? Vou testar bactérias da água suja..

      Excluir
  5. tem como diferenciar o que é fungo e o que é bactéria no meio de cultura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Débora. Sim, em microbiologia é utilizado para identificação e Isolamento de Bactérias para auxiliar no diagnóstico e em pesquisa. Utiliza-se meios de seletivos para crescimento e identificação. Cada bactéria ou fungo necessita de um nutriente ou meio específico para crescimento. Sendo assim quado fornecemos o meio certo temos o crescimento desde microrganismo. Gostaria que lê-se sobre meios de cultura. Olhe: http://www.biomedicinabrasil.com/2010/09/meios-de-cultura.html e também http://www.plastlabor.com.br/microbiologia-news/156-importancia-meios-de-cultura-o-que-pra-que-serve. O meio hoje pode ser comprado ou feito no próprio laboratório, desde que siga todos os passos de controle de qualidade para uma correta seleção do microrganismo que esta identificando. Espero ter ajudado! Qualquer coisa pode me mandar outras perguntas pelo blog ou pelo e-mail: marcos_svm@yahoo.com.br

      Excluir
  6. ola amigo queria saber se vc tem ouros testes caseiro de crescimento e colonias de bacterias.usando outros tipos de ingredientes ?? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Bom dia, desculpa a demora na resposta, vamos lá:

      A gelatina faz parte do meio de cultura, pois ela é a base que vai solidificar e será necessária para que você possa semear um microrganismo. Em um laboratório você semearia o microrganismo e depois repicaria em um meio de cultura apropriado ao seu desenvolvimento e reprodução in vitro.

      O caldo de carne é a nutrição que o microrganismo precisa para crescer, seu alimento.

      O bom de experimentos é que você pode criar, como sabe a gelatina é a base e o caldo e a nutrição, faça testes. Tente com alguns meios de nutrição de alimentos e pastas. Se fosse em uma pesquisa de um patógeno por exemplo, exames que são diários para identificação de microrganismos, você forneceria ao microrganismo um ambiente e nutrientes específicos para seu crescimento. Cada bactéria, por exemplo, tem seu meio de cultura e tempo de incubação. Como você quer algo apenas para ver o crescimento e não para pesquisa específica, quanto mais rico for os nutrientes, maior será o crescimento de microrganismos no seu meio de cultura. A escolha do caldo de carne foi ,pois, é um nutriente rico sob vários aspectos, mas busque e aprofunde mais, sempre terá fontes maiores e menores de nutrientes.

      O importante é deixar aquecer o pó de gelatina até que se transforme no meio gelatinoso e não deixar ferver para que os nutrientes e enzimas que os microrganismos precisam para crescer sejam lisados ou "quebrados" pela fervura.

      Após isso terá seu meio de cultura para poder semear e ver o crescimento de microrganismos comuns na microbiota normal humana ou de algum lugar que queira ver. Pegue o cotonete passe nesses lugares e semear (passar o cotonete suavemente sobre) seu meio de cultura.

      Deixe três dias (esse tempo é para o crescimento e como é caseiro e não possui um padrão, se fosse pesquisa de alguma bactéria ou fungo teria todo um procedimento e tempo para que fosse feito o repique em um meio de cultura especifico e depois sua identificação para o laudo no exame). Melhor lugar é uma estufa de no máximo 36ºC.

      Espero ter ajudado

      Marcos Henrique

      Excluir
  7. Gostaria de saber se após a coleta posso posso colocar o meio de cultura na geladeira novamente. Porque toda vez a gelatina derrete. Não tenho estufa.

    ResponderExcluir
  8. Marcos como é o nome dessa bactéria ?!
    Preciso fazer um trabalho

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Preciso de um relatório de conclusão.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Obrigada por compartilhar os ensinamentos. Tenho uma dúvida: como descartar esse material com segurança? Obs: na escola não temos laboratório e não temos autoclave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lixo orgânico, pois esse material não apresenta nenhum problema biológico. O equivalente seria uma comida estragada.

      Excluir

  12. Gostaria de saber se após a coleta posso posso colocar o meio de cultura na geladeira novamente. Porque toda vez a gelatina derrete. Não tenho estufa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...