sexta-feira, 15 de março de 2013

Aula de Farmacotécnica - Manipulação

Nesta aula, começamos a interagir com os PA, excipientes, encapsulamento e vimos os diversos tamanhos de cápsulas.


Esta é parte da aula ministrada, antes de irmos para a aula prática, pela   PROF. Ms. LUCIMARA DE SOUZA.





PROCESSOS DE MANIPULAÇÃO DE SÓLIDOS



n  Os processos de manipulação devem ser efetuados por técnicos especializados e pelo farmacêutico responsável.

n  O farmacêutico deverá analisar criticamente a receita a ser aviada, para isso é essencial seguir alguns critérios técnicos.

1. PESAGEM

n  Materiais utilizados:
n  Balança semi-analítica (calibrar)
n  Espátulas (aço inox ou plástico)
n  Papel manteiga
n  Saco plástico o homogeneizador
n  Calculadora


2. ORDEM DE MANIPULAÇÃO

n  Ordem de Manipulação é um registro de todas as formulações que foram aviadas e serão manipuladas.
n  Nela deve conter: 
- os dados do paciente,
   - a formulação com suas dosagens,
   - a quantidade a ser pesada de matéria-prima,
   - a quantidade de cápsulas a ser manipuladas,
   - orientação quanto ao tamanho e cor das   cápsulas a serem utilizadas.
  - visto do manipulador, encapsulador e do farmacêutico.



 Exemplo de Ordem de Manipulação:

Paciente: xxxxxxx
Endereço: xxxxxx                 tel:xxxxx
Médico: xxxxxxx

Formulação:                          PESAR
ATENOLOL 50mg.................1500mg ou seja 1,5g
CLORTALIDONA 25mg.......... 750mg ou seja 0,75g
                                                        Manipular: 30 cápsulas
Tamanho da cápsula:
Cor da cápsula:
Excipiente utilizado:                 quant:
Posologia: Tomar uma capsula pela manhã.
Pesagem:............   Encapsulação.............  Resp. técnico:..........


3. HOMOGENEIZAÇÃO

n  Processo em que os sais são misturados em gral de porcelana  para uma homogeneização completa.
n  O processo de homogeneização se deve a mistura dos componentes da fórmula de forma uniforme.
n  Este processo pode ser realizado através de um saco plástico ou homogeneizadores.
n  O homogeneizador deve estar ciente das Boas Práticas de Manipulação, estando devidamente paramentado

4. TAMIZAÇÃO

n  Processo pelo qual as matéria-primas pesadas serão passadas em uma peneira (tamis) para a diminuição das partículas.
Nota: os sais em microgrânulos ou pellets (omeprazol, lanzoprazol, itraconazol e outros) não passarão pelo processo normal de homogeneização e tamização.


5. TAMANHO DA CÁPSULA

Capacidades médias das cápsulas gelatinosas duras:

    Tamanho da cápsula         Volume em ml                Capacidade em mg
            000                              1,37                     822 – 1644 mg  (750mg)
             00                                0,95                    570 – 1140 mg  (500mg)
               0                                0,68                    408 – 816 mg    (400mg)
               1                                0,5                      300 – 600 mg    (350mg)
               2                                0,37                    222 – 444 mg    (250mg)
               3                                0,30                    180 – 360 mg    (200mg)
               4                                0,21                    126 – 252 mg    (150mg)


6. MÉTODO VOLUMÉTRICO

n  O peso da matéria prima varia pela sua densidade;
n  Este método é muito mais preciso;
n  Não ocorre o inconveniente de ter de desmanchar todas as cápsulas para refazer;
n  Aplica-se este método quando o peso ultrapassa  a capacidade  do maior tamanho de cápsula ou quando as cápsulas não estão completas.

n  Pesar todos os componentes da fórmula;
n  Colocar em uma proveta graduada;
n  Medir o volume da proveta;
n  Bater com cuidado a proveta na bancada para assentar o pó;
n  Fazer a leitura do volume;
n  Ex: 28ml    p/ 30 cápsulas
n  Dividir 28/30  = 0.93ml
n  Olhar na tabela e comparar os valores;
n  Caberá na cápsula 00, e o restante completa com excipiente;
n  Ex: 0.95ml x 30 = 28.5ml
n        0.93ml x 30 = 27.9ml
n      28.5ml – 27.9ml = 0.6ml de excipiente
para completar a cáp 00.
n   Tarar a balança com a proveta e completar com excipiente. 


Referência: Material disponibilizado pela professora PROF. Ms. LUCIMARA DE SOUZA.














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